Conectate con nosotros

Notas

Você vai torcer para o Brasil na Copa do Mundo?

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Brasil na Copa do Mundo: vale a torcida? Fato é que, toda vez que um tenaz brasileiro ergue uma taça, abre-se uma brecha na hegemonia. E essa fenda está pronta para ser arreganhada novamente Você vai torcer para o Brasil na Copa do Mundo

Álvaro Padilha*, Portal Disparada

Segundo Nelson Rodrigues, «o boteco é ressonante como uma concha marinha. Todas as vozes brasileiras passam por ele». Por essa razão, pensar o Brasil através de suas espeluncas é quase ciência. Ou pelo menos é mais fácil que os inúmeros números, dados e estatísticas dos meus queridos companheiros de DISPARADA.

– Esses tempos, em ocasião do aniversário de uma amiga, estive num desses estabelecimentos, cada vez mais comuns, que têm cara de sujo, mas são limpos; grátis pra entrar e caro pra sair. Mais um dos redutos dos «meio intelectuais, meio de esquerda», como diz Antônio Prata na sua antológica coluna.

Tocava samba num ambiente e choro no outro. Ironicamente, a casa estava cheia de brasileiros com cara de americano e, também – para gozo dos presentes -, de americanos com cara de americanos.

Amigo, já reparou no gringo quando viaja para o Brasil? Parece um monarca vaidoso, dando suas migalhas à parte mais «exótica» do reino. Muito por conta dessa força misteriosa que infunde na cabeça do nosso povo o anelo de ser um «vira-lata entre os homens».

Entregamos, ao rei, o que for preciso: petróleo, minério e, se possível for, até nossos bens mais caros. Os culturais. Tudo pra mão do estrangeiro, que, «virtuoso e de moral inabalável», administra nossa crônica mania de incapacidade. Bíblico: «tudo posso naquele que me fortalece».

Penso o seguinte: – é compreensível que os descorados do primeiro mundo não se oponham a essa sentença que os exalta, mas é intragável ver-nos tolerando esse juízo vilipendiador do brasileiro.

Há esperança.

Em 1958, o Brasil comprovou a eficácia de um antídoto, que começara a ser testado anos antes, para a soberba do gringo e «viralatismo» nosso: a Seleção Brasileira de Futebol. Coincidentemente – e hoje já não se sabe quem puxou quem – o nosso futebol espigou junto do nosso Estado. Precisamos tanto de Getúlio Vargas quanto de Leônidas da Silva, Jair, Didi e Zizinho para construir nossa nação. Pelé, Tostão e Garrincha são tão valiosos quanto JK.

Fato é que, toda vez que um tenaz brasileiro ergue uma taça, abre-se uma brecha na hegemonia. A brecha que eleva um pobre mineiro de Três Corações ao posto de personalidade mais conhecida da Terra.

E essa fenda está pronta para ser arreganhada novamente.

Por isso, mais do que nunca, precisamos apoiar a seleção.

Eu sei que o 7×1 é uma doença incurável. Mas foi a torcida que transmitiu aos jogadores – já com a imunidade baixa – o mal de que padecemos. Não o contrário.

Não serve o apoio cínico e mentiroso de 2014, da mentalidade «viralatista» que capturei nos parvos frequentadores do bar. Isso pode contaminar de novo nosso plantel. Mentir para si mesmo é diferente de acreditar.

Adenor Leonardo Bachi, o Tite, parece ter criado novamente condições para nosso sucesso. Estamos diante de mais uma geração que tem talento, raça e magia de sobra. E tem Neymar. Mas ainda falta resgatar ao time a confiança de pertencer a um povo que sonha e vence, com a qual devemos contaminá-los.

O brio de ser quem se é deve habitar novamente a nossa cabeça, assim a bola entra e o País anda.

Estamos condenados à esperança: munam-se de cuecas e calcinhas da sorte. Vamos ostentar as cores da bandeira, pintar ruas, planar churrasco e comprar cerveja. – Rezem bastante a Deus, que também é brasileiro. Assim, no dia 15 de julho de 2018, nos embriagaremos adstritos nos botecos, falando bem de nós mesmos, fazendo ressoar o anti-destino do Brasil em nossas conchas marinhas.

*Álvaro Padilha é músico, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e editor do Portal Disparada.

APP FM CAPITANBADO.

Oi pessoal to passando pra informar que nosso RADIO FM já tem o seu próprio App FM CAPITANBADO, sua radio para Android e o mais legal ele é GRATIS. E gostaria de pedir para todo os nossos internautas que instalem, comente e avalie o aplicativo para assim ir melhorando o App.- FM Capitán Bado: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fmcapitanbado

PUBLICIDADE.
Está chegando a maior festa do Futebol mundial… Copa do mundo RÚSSIA 2018!!
Corra pra Compushop Importados e aproveite as melhores marcas em TV’s de 24 a 75 polegadas SmartTV 4K com os menores preços da fronteira!!

Corra pra cá e venha fazer parte desse evento esportivo com a gente!

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias