Conectate con nosotros

Notas

Cientistas se aproximam de soja totalmente tolerante à seca

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Uma equipe de cientistas indianos, do Instituto Indiano de Pesquisa de Soja já identificou genótipos de soja que podem tolerar melhor a seca sem incluir os rendimentos. Ao incorporar as características que conferem tolerância à seca nessas cultivares, os cientistas esperam desenvolver variedades mais resilientes. 

Para isso, eles estudaram dezesseis genótipos de soja enquanto procuravam por características tolerantes à seca. Neste experimento que foi realizado no campus do instituto em Indore, os genótipos foram cultivados em condições normais de irrigação até atingirem o estágio reprodutivo. Posteriormente, as plantas experimentais foram privadas de água, enquanto outro conjunto de plantas recebeu irrigação normal. 

As secas recorrentes representam uma ameaça à segurança alimentar, já que mais de sessenta por cento da área semeada do país depende das chuvas para a agricultura. A soja é cultivada principalmente sob condições de sequeiro devido a que a seca em qualquer fase do crescimento da planta pode afetar adversamente a produtividade da soja. 

Os cientistas então mediram vários parâmetros como temperatura da copa, comprimento da raiz, peso específico da folha, taxa fotossintética, clorofila e teor de cera epicuticular dos genótipos cultivados em condições irrigadas e privadas de água. Os pesquisadores descobriram um declínio significativo no rendimento de sementes que variou de 20% a 62%, dependendo do genótipo. Com base no baixo declínio na produtividade, quatro genótipos de soja, (EC 538828, JS 97-52, EC 456548 e EC602288), foram considerados resistentes à seca. 

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias