Conectate con nosotros

Notas

Você sabia dos Perigos ao Tratar da Osteoporose?

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Os bifosfonatos (BF) são remédios amplamente utilizadas no tratamento de doenças relacionadas à perda óssea devido ao aumento da reabsorção óssea, que é característico de algumas condições como osteoporose, doença de Paget, mieloma múltiplo ou metástases ósseas osteolíticas.

Essas drogas alteram o mecanismo de reabsorção e remodelação óssea e por esse motivo teriam ação terapêutica na doença óssea.

À medida que o número de pacientes tratados com BF aumentou, os primeiros relatos de complicações associadas à ingestão crônica da droga começaram a surgir.

As complicações mais comumente associadas são mialgia e esofagite, bem como osteonecrose e mais recentemente alterações dentárias, como calcificação pulpar, hipercementose e anquilose dentária.

A osteonecrose dos maxilares relacionada a bifosfonatos (osteonecrose) foi relatada pela primeira vez em 2003, quando 36 lesões ósseas foram diagnosticadas na mandíbula ou maxila de pacientes em uso de pamidronato ou zoledronato.

Desde então, a osteonecrose tem sido reconhecida como uma condição médica com impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes que usam esses medicamentos.

O mecanismo exato por trás do desenvolvimento dessa condição ainda não foi totalmente elucidado, embora três hipóteses plausíveis pareçam ser as mais prováveis. O BF parece ter uma maior afinidade por ossos que têm uma alta taxa de remodelação, como os maxilares. Ao impedir a atividade osteoclástica, o BF reduz drasticamente a remodelação óssea, que por sua vez pode ter sido desencadeada para o reparo ósseo.

Os maxilares são constantemente submetidos a estresse e micro danos, o que os tornaria mais suscetíveis a estímulos prejudiciais se os mecanismos de reparo falhassem. Outro fator importante seria o efeito antiangiogênico do BF, reduzindo a microcirculação e a vascularização óssea.

Finalmente, o BF parece ser tóxico para a mucosa oral, diminuindo a viabilidade e a proliferação de osteoblastos.

A soma desses fatores pode dificultar a recuperação dos ossos maxilares de grandes traumas, como a cirurgia e pode levar para o desenvolvimento da osteonecrose.

O tratamento da osteonecrose pode ser um desafio para o profissional de saúde, que deve levar em consideração a qualidade de vida do paciente, pois o tratamento pode ser paliativo com pouquíssimos relatos de cura.

Atualmente, não há consenso sobre um protocolo de tratamento totalmente eficaz para essa condição.

A terapêutica deve ser orientada por marcadores clínicos, como estágio da doença e dor, bem como medidas de precaução, como evitar intervenções que aumentem o risco de necrose e comprometimento de tecidos adjacentes, controle de infecção e irritação aos tecidos moles.

De acordo com a Sociedade Americana para Pesquisa de Ossos, a osteonecrose pode ser dividida em três estágios:

– Estágio 1, osso necrótico exposto que é assintomático.

– Estágio 2, osso necrótico exposto associado com envolvimento de tecidos moles adjacente ou regional.

– Estágio 3, osso necrótico associado a dor e infecção de partes moles adjacentes ou regionais, fratura patológica ou osteólise que se estende profundamente até a borda do osso cortical.

No estágio 3, resseção óssea, desbridamento e antibioticoterapia sistêmica são geralmente indicados.

O enxerto ósseo com biomateriais é comumente usado para reconstrução de áreas de reabsorção tanto em procedimentos ortopédicos quanto odontológicos. O enxerto é uma amostra de tecido do mesmo indivíduo (enxerto autólogo), um indivíduo da mesma espécie (homólogo) ou outra espécie (xenogênica ou aloplástica).

De acordo com a literatura científica disponível até o momento, o número crescente de casos de osteonecrose está relacionado a um número crescente de pessoas tomando bifosfonatos.

Portanto, é essencial que os profissionais de saúde estejam cientes dos fatores de risco, sinais e sintomas dessa condição e também de como lidar com as complicações decorrentes do uso desses medicamentos.

A abordagem terapêutica baseia-se no controle da infecção, reconstrução óssea e manejo do suprimento vascular, abordando as três principais teorias por trás da patogênese da osteonecrose:

– Redução da capacidade de reabsorção óssea que leva à redução da capacidade de reparo ósseo.

– Efeito antiangiogênico que reduz a circulação local.

– Toxicidade dos bifosfonatos para a mucosa bucal.

A descontinuação do medicamento muitas vezes não é indicada, pois pesquisas mostram que os bifosfonatos depositados no osso podem ficar biodisponíveis por mais de 10 anos e que não há dados suficientes para sustentar que a interrupção do BF reduz o risco de desenvolvimento de osteonecrose .

Embora os pacientes tratados com BF oral tenham menor risco de desenvolver osteonecrose (comparado ao tratamento intravenoso), é necessário estar ciente da necessidade de um programa de prevenção.

Por essa razão, seria útil antes de iniciar a terapia com BF por via oral, que o médico coletasse uma breve história de fatores de risco sistêmicos e locais dos pacientes.

Uma equipe médica multidisciplinar, formada de oncologistas e dentistas, pode se fazer necessária para o diagnóstico e tratamento corretos.

Para mais informações procure o seu médico.

FONTE:NCBI.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias