Conectate con nosotros

Notas

TENSÃO.Greve de caminhoneiros agrava crise entre ministros de Temer

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Relação entre Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, e Moreira Franco, de Minas e Energia, está estremecida, diz jornal
Greve de caminhoneiros agrava crise entre ministros de Temer
© Ueslei Marcelino / Reuters

POLÍTICA TENSÃO

A greve dos caminhoneiros, além de deflagrar uma crise no governo, também acentuou a disputa de poder entre os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e de Minas e Energia, Moreira Franco. Ambos formam o núcleo duro do presidente Michel Temer.

Se por um lado Padilha estava, até então, mais esquecido pelo presidente, ainda mais após ter se envolvido em um embate com o advogado José Yunes – no episódio sobre a suposta entrega de R$ 1 milhão em propina da Odebrecht, que teria sido feita a pedido do chefe da Casa Civil -, durante a paralisação ele assumiu a reação do Planalto ao movimento. E mais: não convocou Moreira Franco.

«Há uma guerra entre os dois desde o começo do governo, quando o Padilha virou ministro da Casa Civil e o Moreira ficou sem ministério», diz um auxiliar direto de Temer, de acordo com informações de O Globo.

+ Paulinho da Força, Jovair Arantes e Wilson Filho são alvo da PF

O ministro de Minas e Energia, por sua vez, não gostou de ter ficado fora do comitê de crise, contam fontes ouvidas. Principalmente após ter ganhado espaço diante da fragilidade de Padilha, chegando a ser responsável pelo controle das verbas do setor de publicidade do Planalto e da política de concessões do governo.

Por isso, aproveitou a ida do presidente para o Rio, na quinta-feira (24) da semana passada, e também seguiu ao Estado. Só retornou para Brasília nessa segunda (28), quando participou da posse do seu substituto na Secretaria-Geral da Presidência, Ronaldo Fonseca.

Os dois passaram a alimentar, ainda conforme O Globo, desconfianças mútuas e o convívio tornou-se cada vez mais protocolar. «Causava muito desconforto no palácio o hábito de Moreira de usar celular nas reuniões e de entrar sem bater no gabinete do Michel. Moreira nem usava gravata no palácio. Isso foi minando o Padilha, que já evitava conversas sigilosas com a presença de Moreira», conta um importante ministro de Temer.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias