Conectate con nosotros

Notas

Planta pode abrir caminho para culturas mais produtivas

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Planta pode abrir caminho para culturas mais produtivas
Será possível entender como a variação genética está atrelada a produção.
Um projeto internacional está em andamento para revelar segredos genéticos da planta de floração mais estudada na história da ciência, a Arabidopsis thaliana, visando abrir caminho para o aumento da produção global de alimentos. É isso que informou a Agência Cyta, da Argentina.

De acordo com o líder do projeto, Dr. Detlef Weigel , diretor do Instituto Max-Planck de Desenvolvimento Biológico, com sede em Tubingen, na Alemanha, essa planta consegue simular outras culturas importantes como brócolis, repolho e couve-flor e possui mecanismos de partilha semelhantes com o milho, trigo e soja. “Entender a evolução e processos genéticos, bioquímicos e moleculares envolvidos na forma como estas plantas respondem ao ambiente e patógenos pode levar ao desenvolvimento de culturas mais produtivas», disse.

Segindo Weigel, o objetivo deste programa é comparar o genoma de mais de mil variedades desta planta de todo o mundo para conhecer a quantidade total e a distribuição da variação genética existente na natureza. «Os estudos nos permitirão entender como a variação genética na natureza permite que as plantas se adaptem ao ambiente em constante mudança», explica Weigel.

Weigel também é líder do «Pathodopsis», um projeto que envolve a coleta de amostras de Arabidopsis de diferentes partes do mundo afetadas por patógenos. Nessa linha de trabalho, o cientista alemão e sua equipe sequenciam o genoma da bactéria do gênero Pseudomonas e do fungo Hyaloperonospora arabidopsidis com o objetivo é identificar as assinaturas de coevolução dos genomas de patógenos e plantas.

«Os estudos genéticos e moleculares da coevolução entre Arabidopsis e agentes patogénicos pode proporcionar informação útil para desenvolver culturas resistentes”, finalizou.

Fonte: Agrolink

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias