Conectate con nosotros

Notas

O impacto que refrigerantes ‘light’ ou sem açúcar podem ter na saúde

Publicado

en

Para muitos, os refrigerantes ‘light’ ou sem açúcar são uma alternativa mais saudável, no entanto, o seu consumo pode ter um impacto, significativo e negativo, na saúde, conhecido por poucos. 

Por exemplo, os refrigerantes sem açúcares, não vão te ajudar a perder peso, diz o Huffpost. Aliás, muito pelo contrário, o mais provável é que o ajude a ver mais quilos na balança. É que, segundo diferentes estudos, estas bebidas podem fazer com que tenham mais desejos para consumir açúcares, estimular o apetite e aumentar o risco de problemas como obesidade.

Além disto, no geral, estes refrigerantes têm mais adoçantes artificiais, o que pode ter efeitos muito prejudiciais nos níveis de açúcar, no sangue, assim como na sensibilidade à insulina, diz a médica Alice Williams, ao Huffpost. Também é possível que estas bebidas provoquem inflamação, contribuindo para problemas cardíacos, como ataques cardíacos, por exemplo. 

Graças a estas bebidas também pode começar a ter sintomas gastrointestinais, algo que foi comprovado por um estudo, feito em 2017, em indivíduos saudáveis, mas também pessoas com síndrome do intestino irritável. Os investigadores perceberam que os refrigerantes podem ter efeitos laxantes, provocar desconforto e inflamação abdominal.

Pessoas que sofrem, regularmente, com dores de cabeça ou enxaquecas, também devem pensar duas vezes antes de beber um refrigerante ‘light’ ou sem açúcares. Quase todos contêm cafeína o que pode provocar agravar sintomas e até provocar desidratação.

Outra especialista, Annie Fenn diz, ao Huffpost, que estas bebidas podem ter efeitos negativos na saúde do cérebro, a curto e longo prazo. Isto significa que, as pessoas que as bebem, regularmente, estão mais em risco de vir a ter Alzheimer, por exemplo. 

Também é possível que os refrigerantes diminuam a densidade óssea, ou seja, o seu consumo, em excesso, pode levar a problemas como osteoporose.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias