Conectate con nosotros

Notas

Justiça Federal cumpre 11 mandados de busca e apreensão na região de fronteira, incluindo Ponta Porã

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

A Polícia Federal, com apoio da Corregedoria da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, deflagrou na manhã desta quinta-feira (28/05/2020) a Operação Arithmoi, quarta fase da Operação Nepsis, dando cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Amambai, Iguatemi, Itaquiraí, Naviraí e Ponta Porã, expedidos pela 2ª Vara Federal de Ponta Porã.

A ação, que contou com a participação de cerca de 60 policiais, teve por objetivo angariar elementos de prova referentes ao pagamento de vantagens indevidas a um núcleo de policiais civis do Estado de Mato Grosso do Sul descoberto a partir da identificação de listas de contabilidade contendo registros de pagamento a alguns policiais civis da região conhecida como «Cone Sul». As referidas listas foram encontradas em documentos e celulares apreendidos em posse de membros da Organização Criminosa conhecida como «Máfia do Cigarro», a qual foi alvo da primeira fase da Operação Nepsis, deflagrada em 22/09/2018.

Sete servidores da Polícia Civil foram identificados como possíveis líderes regionais do esquema de distribuição de valores realizados pela «Máfia dos Cigarros» para a facilitação do contrabando, sendo que cinco deles tiveram a suspensão da função pública decretada cautelarmente pelo juízo, ao passo que os outros dois já se encontram aposentados.

A Organização Criminosa investigada na Operação Nepsis formou um verdadeiro consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai, a qual se estruturava em dois pilares: um sistema logístico de características empresariais e, ainda, a corrupção de policiais para facilitar o esquema criminoso.

A operação foi denominada «Arithmoi», o que significa «Números» em grego e remete à contabilização de vantagens indevidas encontradas nas listas de pagamento.

Mais informações serão passadas à imprensa em entrevista que será concedida ainda nesta manhã às 10h na sede da Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias