Conectate con nosotros

Notas

Itaipu fecha dezembro com melhor geração mensal de sua história

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Mesmo sendo um ano com ?menos água?, usina encerra 2017 com a quarta maior produção anual…
Ao encerrar dezembro como o melhor mês de geração de sua história, a usina de Itaipu chega ao final de 2017 com números surpreendentes de produção e eficiência, equivalentes aos obtidos somente em anos de condições hidrológicas favoráveis. São 96,3 milhões de megawatts-hora (MWh) no ano todo e 9,2 milhões de MWh em dezembro. No histórico, é a quarta maior marca anual em 33 anos e sete meses de operação.

Dezembro de 2017 bateu o recorde dos meses de dezembro, que até então era o de dezembro de 2016, com 8,89 milhões de MWh, e superou a maior produção mensal já registrada, que foi de 9,1 milhões de MWh, em julho de 2012. As chuvas localizadas, nos últimos meses, e também às que caíram anos últimos dias ao longo da Bacia do Rio Paraná, permitiram à Itaipu bater mais este recorde.
==========================
CDE NEWS.
PUBLICIDADE
El mayor medio de comunicacion de la frontera, Ciudad del Leste e Foz do Iguaçu
www.cdenews.com
con FM CDE news
espresas del grupo www.capitanbado.com

-============================

A usina binacional também contribuiu para diminuir a utilização das termoelétricas. Com isso, a partir de janeiro a bandeira tarifária do setor elétrico passa a ser verde, sem o custo adicional para o consumidor.

Os 9,2 milhões de MWh do mês seriam suficientes para atender o Brasil por seis dias, a cidade de São Paulo por 3 meses e meio e Foz do Iguaçu, no Paraná, onde está sediada a usina do lado brasileiro, por 16 anos e meio.

“Top five”

O ano de 2017 coloca Itaipu no “top five” da operação. As melhores marcas foram registradas em 2016, quando a usina obteve o recorde mundial anual de produção, com 103,1 milhões de MWh; em 2013, com 98,6 milhões de MWh; em 2012, com 98,3 milhões de MWh; e em 2008, com 94,7 milhões de MWh. Com a produção de 96,3 milhões de MWh, 2017 desbancou a posição de 2008 no ranking. A média é de 98,2 milhões de MWh.

A produção de Itaipu em 2017 poderia atender o consumo do Brasil por 72 dias; a cidade de São Paulo por três anos e três meses; e Foz do Iguaçu por 173 anos. Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, estabelecer uma média de 98,2 milhões de MWh de produção de energia limpa e renovável dentre os melhores cinco anos é realmente uma façanha, conquistada graças à dedicação e eficiência da equipe binacional da Itaipu. Ele destaca que quatro dos cinco melhores anos de produção ocorreram nos últimos seis anos, em situação hídrica quase sempre adversa.
-============================
ENCARNACION NEWS
PUBLICIDADE
El mayor medio de comunicacion de la frontera,Encarnacion – Paraguay e Misiones – Argentina
www.encarnacionnews.com
Espresa del grupo www.capitanbado.com

Neymar

O diretor lembra que Itaipu detém tanto o recorde anual de produção como o de energia acumulada desde o início da operação, em maio de 1984, com 2,5 bilhões de MWh completados em novembro deste ano. Essa produção seria suficiente para atender o planeta por 41 dias, o Brasil por cinco anos e Foz do Iguaçu por 4,5 mil anos.

“Acumular essas duas marcas é como se ousássemos sonhar com o Neymar marcando 13 gols na copa da Rússia. Ele iria acumular o recorde por edição, empatando com o francês Just Fontaine, que fez 13 gols em 1958, e o recorde de gols acumulados, com 17 gols (Neymar já fez 4 em 2014), superando assim o alemão Klose, que tem 16 gols acumulados”, brinca o diretor-geral brasileiro da usina. E Vianna dá um recado no mesmo tom: “Que Itaipu inspire a seleção e o nosso craque Neymar, em 2018”.

Eficiência

Outro dado relevante é a eficiência. Nos últimos anos, a usina sempre teve esse índice acima dos 95%. Segundo o superintendente de Operação, Celso Torino, a Itaipu, como qualquer outra empresa ou hidrelétrica, possui diversos índices de eficiência e produtividade. “Um dos mais importantes, que permeia toda a área técnica da empresa, é o que mede o quanto da água que passou pela usina foi efetivamente transformado em energia”, explica.

Segundo Torino, nos últimos seis anos, esse índice se manteve acima dos 95%. Em 2017, a eficiência ficou em 98%. “Contando 2017, já faz seis anos que a Itaipu tem mantido sistematicamente esse índice acima dos 95%”, reforça.

O diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, acrescenta que garantir os melhores índices de eficiência é uma tarefa complexa, que exige muito alinhamento entre as áreas internas, como Engenharia, Obras e Montagens, Manutenção e Operação, além de uma coordenação refinada com os parceiros externos, como Eletrobras, Ande, ONS, Furnas e Copel.
PUBLICIDADE:

WWW.PARAGUAYDIGITAL.COM
FM PARAGUAY DIGITAL – 24 HORAS DE MUSICA PARAGUAYA.

Mais performance

Outros índices importantes para a obtenção de um resultado eficiente são a disponibilidade das unidades geradoras, que chegou este ano a 97,1% e foi a maior do histórico, assim como a indisponibilidade forçada das unidades geradoras, que reflete a interrupção intempestiva da operação de um gerador devido a falhas dos equipamentos ou dos profissionais de operação e manutenção. A indisponibilidade forçada, este ano, chegou a apenas 0,1%.

E, por último, o índice específico de falhas humanas da operação em tempo real com impacto na produção, que em 2017 foi zero.

GRUPO CAPITANBADO COM
«O MAIOR GRUPO DE COMUNICAÇÃO DA FRONTEIRA PARAGUAY/BRASIL»
WEBS DE NOTICIAS,REVISTA,RADIOS,TV,APP E REDES SOCIAIS, Tudo em um só lugar Aqui..

http://www.grupocapitanbado.com/

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias