Conectate con nosotros

Notas

Fertilizantes aumentam produção com sustentabilidade

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Redução da necessidade de aumento de área plantada
As práticas agrícolas mais eficientes, com o manejo adequado de fertilizantes, possibilita o aumento da oferta de alimentos e, ao mesmo tempo, redução da necessidade de aumento de área plantada, preservando a biodiversidade e os outros usos do solo. É o que afirma o Dr. Heitor Cantarella, engenheiro agrônomo, coordenador da iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV).

Essa posição é corroborada pelo Dr. Luís Ignácio Prochnow, diretor-geral do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas (IPNI) no Brasil. De acordo com ele, para a correta utilização de nutrientes (principalmente de nitrogênio e fósforo), é essencial para o aumento da produtividade com sustentabilidade, destaca.

O especialista sustenta ainda que, com o manejo responsável dos fertilizantes no campo, evita-se a perda de nutrientes para os corpos d’água e a contaminação dos mananciais. Como resultado previne-se a eutrofização e a proliferação de organismos, como as algas, que podem afetar o equilíbrio do ecossistema.

“Outra recomendação importante aos agricultores é que busquem orientação, junto aos consultores e agrônomos competentes, sobre as técnicas agronômicas que permitem aumentar a produção de alimentos nas áreas já existentes e que apresentem menor pressão sobre o ambiente”, orienta Dr. Prochnow.

O engenheiro agrônomo Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, completa afirmando que “a fertilização desempenha, cada vez mais, um papel-chave na produção de alimentos de boa qualidade e em larga escala. Isso porque as demandas são crescentes e precisamos aumentar a produtividade em termos globais. A ideia é articular práticas para garantir a alimentação das gerações futuras norteadas por ações que, ao mesmo tempo, priorizem as questões ambientais. Este, aliás, é um grande desafio”.

Fonte: Agrolink

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias