Conectate con nosotros

Notas

Conceitos de agricultura sustentável estão ultrapassados

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

CONCEITOS DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL ESTÃO ULTRAPASSADOS

“DIETAS SUSTENTÁVEIS SÃO AQUELAS COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL, QUE CONTRIBUEM PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E A VIDA SAUDÁVEL DAS GERAÇÕES PRESENTES E FUTURAS”

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Comissão de Sustentabilidade do Reino Unido e outras agências das Nações Unidas chegaram à conclusão de que os conceitos de agricultura sustentável estavam ultrapassados. A afirmação foi feita durante o simpósio científico Biodiversidade e Dietas Sustentáveis: Unidos contra a Fome.

Assim, dentre todos os organismos, surgiu a definição que estabeleceu um precedente: “Dietas sustentáveis são aquelas com baixo impacto ambiental, que contribuem para a segurança alimentar e nutricional e a vida saudável das gerações presentes e futuras”. Para a proteção e o respeito da biodiversidade e dos ecossistemas, eles são culturalmente aceitáveis, economicamente justos, acessíveis, nutricionalmente adequados, seguros, saudáveis e permitem a otimização dos recursos naturais e humanos.

Com a definição clara, o simpósio estabeleceu que, a partir de então, as empresas que queriam anunciar que recorrem a cultivos sustentáveis para elaborar seus produtos tinham que cumprir cinco requisitos essenciais. O primeiro deles é o fornecimento produtos que influenciam mercados e infraestrutura, PIB, valor agregado, emprego e termos de troca e o segundo é levar em consideração a base na emissão de gases de efeito estufa, água, biodiversidade, ecossistema marinho, eficiência de recursos, resiliência e valor estético.

O terceiro é trabalhar marcando as condições de trabalho e padrões de ética e bem-estar animal, impacto de novas tecnologias, cultura e identidade, sabor, etc. Levar em consideração a composição de macronutrientes e micronutrientes dos alimentos ao tipo de vida e acesso e disponibilidade de alimentos e evitar o uso de produtos químicos e pesticidas, riscos à saúde ambiental ou doenças ligadas à agricultura.  Fonte: Agrolink

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias