Conectate con nosotros

Notas

Após protestos, governo do Paraguai revê restrições ao comércio em Ciudad del Este

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Após os violentos protestos da noite de quarta-feira (29) em Ciudad del Este, desencadeados após o anúncio de novas restrições à economia local, representantes do Governo Nacional do Paraguai estiveram, nesta quinta-feira (30), na sede do governo regional do Alto Paraná para reunião.

O encontro foi coordenado pelo governador Roberto González Vasken e contou com a presença do ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, e do ministro do Interior, Euclides Acevedo.

O retorno do Alto Paraná à fase inicial da quarentena, em razão dos altos índices de circulação do novo coronavírus, foi mantido. Entretanto, ficou definido que os estabelecimentos não-essenciais, que estariam proibidos de abrir, serão liberados para funcionar no horário das 5h às 17h.

“A maior parte do comércio e dos negócios vai poder operar, com algumas exceções, o que vai permitir com que tenhamos a possibilidade de levar o sustento para casa”, disse o governador, citado pela agência pública IP Paraguay.

Entre as restrições que continuarão em vigor, a proibição de reabertura de setores como academias e locais para práticas esportivas, restaurantes e outras atividades avaliadas como de alto risco de contágio. A lista oficial deve ser divulgada nesta sexta-feira (31).

Outro ponto do acordo é que, fora da faixa de horário das 5h às 17h, continuará proibida a circulação de pessoas em via pública, exceto para casos justificados, como a volta para casa após o trabalho, a ida a uma farmácia ou a um supermercado, além de ocasiões com necessidade comprovada.

A reabertura geral da fronteira com o Brasil segue com data indefinida, sendo mantidas apenas, neste momento, as autorizações para a circulação de caminhões e outras circunstâncias previstas na legislação dos dois países, como o retorno de cidadãos nacionais e o acolhimento humanitário.

Auxílio Emergencial

O Senado do Paraguai aprovou nesta quinta-feira, em regime de urgência, o projeto de Auxílio Emergencial enviado pelo presidente Mario Abdo Benítez, como forma de proporcionar renda no valor de G$ 500 mil (cerca de R$ 350,00) a cidadãos em situação de vulnerabilidade nas cidades paraguaias de fronteira.

O programa “Pytyvo 2.0” segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados, que deve tratar o projeto já na manhã desta sexta-feira. No caso específico da região de Ciudad del Este, cerca de US$ 26 milhões serão destinados para o atendimento imediato a desempregados, informais e autônomos.

Jornalismo RCI.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias