Conectate con nosotros

Notas

Agricultor colhe mandioca de 66 kg no Paraná: ‘Demorou para retirar ela do solo porque era muito grande’

Publicado

en

Descoberta chamou atenção da família, que mora no assentamento rural em Planaltina do Paraná. Engenheiro agrônomo explica que peso médio da mandioca é de 2 kg.

Uma mandioca de aproximadamente 66 quilos surpreendeu moradores do assentamento de Sumatra, em Planaltina do Paraná, no noroeste do estado.

O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o dono da plantação Firmino Fontanella Damiani, 64 anos, no momento que ele e amigos colhem a mandioca gigante.

Foram necessários dois homens para retirar a raiz que estava plantada em uma chácara a 54 quilômetros de Paranavaí.

A esposa do agricultor, Dauria Luzia Pierin (56), disse que é a primeira vez que colhem uma leguminosa deste tamanho.

“Nunca tínhamos colhido uma mandioca desse tipo antes. Demorou para retirar ela do solo porque era muito grande e grossa, o que dificultou”, comenta.

Segundo a Dauria, eles utilizaram ferramentas e fizeram muita força para arrancar a raiz. “Levou mais de meia hora para tirar ela. Foram usadas picareta, enxada e pedaços de madeiras”, exalta.

Ela contou que o tipo de mandioca é da branca e estava plantada há dois anos e três meses. Depois da surpresa, houve mais trabalho.

Dauria disse que levou um dia inteiro para cortar a mandioca, que foi vendida para um mercado da região.

A mandioca gigante

O engenheiro agrônomo e pesquisador, Mário Takahashi, explicou que a média colhida em plantações é de até 2 quilos da leguminosa para consumo e que não é comum a colheita de mandioca com esse tamanho e peso em terrenos do Paraná.

“É incomum encontrar uma leguminosa avantajada com várias ramificações das raízes, mas quanto mais tempo ela ficar no solo plantada, mais vai se desenvolver. Foi o que aconteceu neste caso”, explica.

Além disso, Takahashi comenta que as características do solo e da quantidade de nutrientes presentes podem influenciar no crescimento das raízes.

“Pela idade que tem, tá bem pesada. Quanto mais tempo plantada, mais aumenta o peso”, finaliza.

Fonte: G1/RPC

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias