Conectate con nosotros

Notas

Número de apreensões de drogas em aeroportos do Brasil dobra em 2017

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Foram apreendidos 4.525 kg de entorpecentes. Cocaína ainda é a droga mais traficada; total de apreensões de skunk – uma variação da maconha -, no entanto, impressiona.
Globonews
Polícia Federal apreendeu 4.525 kg de drogas nos aeroportos do Brasil em 2017 – o que equivale a cerca de 400 kg por mês. O volume é quase o dobro do registrado no ano anterior, quando foram retidos 2.272 kg de drogas. Os dados foram obtidos pelo G1 por meio da Lei de Acesso à Informação.

Das drogas apreendidas, a cocaína continua ocupando o 1º lugar. Mais de 2.500 kg da droga foram apreendidos em aeroportos do Brasil no ano passado. As maiores quantidades foram encontradas em aeroportos movimentados, como o de Guarulhos e os do Rio de Janeiro.

Segundo o pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Ronaldo Laranjeira, o Brasil é um dos principais mercados consumidores de cocaína. Um estudo feito pela Unifesp, divulgado em 2012, indica que o Brasil responde por 20% do mercado mundial de cocaína e é o 2º maior consumidor de cocaína e derivados, atrás apenas dos Estados Unidos.

A segunda droga mais apreendida em aeroportos foi o skunk, variação da maconha com maior concentração de THC (tetraidrocanabinol), que é uma das substâncias responsáveis pelos efeitos psíquicos. Foram retidos quase 1.000 kg de skunk em aeroportos. O dado impressiona, já que houve um aumento de 4.373% em relação a 2016.

«O preço do skunk é muitas vezes maior que o da chamada maconha prensada. O skunk é uma droga mais sofisticada. Mesmo na Holanda, o skunk é considerado uma droga ilícita», afirma Laranjeira, diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad).

O psiquiatra e especialista em dependência química Arthur Guerra alerta que essa droga tem como efeito crônico o prejuízo na capacidade de aprendizado e memorização. «Também pode induzir um estado de diminuição da motivação, por vezes chegando à síndrome amotivacional, quando a pessoa não sente vontade de fazer mais nada, tudo parece ficar sem graça», afirma.

Apreensão de drogas em aeroportos em 2017 em gramas.

Aeroportos brasileiros batem recorde de prisões por drogas
Aeroportos brasileiros batem recorde de prisões por drogas
O número de presos com drogas em aeroportos também cresceu 52% em 2017. Em 2016, foram 417 presos. Em 2017, o número passou para 634. A maioria dos presos é do Brasil. Os principais estrangeiros presos são bolivianos (39), venezuelanos (34), sul-africanos (32) e nigerianos (24).

Nacionalidade dos presos em aeroportos em 2017

Nacionalidade Número

Brasil 380

Bolívia 39

Venezuela 34

África do Sul 32

Nigéria 24

Angola 10

Colômbia 10

Equador 7

Peru 7

Espanha 6

Guiné-Bissau 6

Moçambique 5

Turquia 5

Filipinas 4

Holanda 4

Argentina 3

Guatemala 3

Iraque 3

Malásia 3

Paraguai 3

Portugal 3

Estados Unidos 2

Guiana 2

Hungria 2

Letônia 2

Lituania 2

Polônia 2

Rússia 2

Serra Leoa 2

Suécia 2

Suriname 2

Tanzânia 2

Tunísia 2

Ucrânia 2

Alemanha 1

Áustria 1

Bielorrússia 1

Cabo Verde 1

Chile 1

Chipre 1

Congo 1

El Salvador 1

Gabão 1

Guiné 1

Inglaterra 1

Itália 1

Jamaica 1

Cazaquistão 1

Libano 1

Marrocos 1

Namíbia 1

Fonte: Polícia Federal

O psiquiatra e especialista em dependência química Arthur Guerra lembra que o consumo de drogas e suas consequências é uma «questão complexa e multidisciplinar». Do posto de vista médico, diz Guerra, é preciso investir em três eixos: prevenção, assistência e pesquisa.

«Não basta cuidarmos daqueles que sofrem de problemas decorrentes do uso de drogas, é imprescindível que a população – em especial os segmentos mais vulneráveis, como os jovens – seja protegida. Já a pesquisa é essencial para monitorar o consumo de drogas e suas consequências e também para avaliar as efetividades de programas de prevenção e tratamento», acrescenta.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias