Conectate con nosotros

Nacionales

Novo tipo de antibiótico pode combater superbactéria perigosa

Publicado

en

De acordo com uma equipe de pesquisadores citada na CNN Internacional, foi possível descobrir um novo tipo de antibiótico, capaz de combater uma bactéria particularmente perigosa e resistente a medicamentos, com a ajuda da Inteligência Artificial (IA).

Essa bactéria é chamada de Actinetobacter baumannii e é frequentemente encontrada em hospitais e residências, em superfícies como balcões e maçanetas. Essa espécie causa infecções cutâneas, sanguíneas ou respiratórias difíceis de tratar.

Quando os cientistas testaram o antibiótico na pele de ratos infectados com essa superbactéria, constataram que o crescimento da bactéria foi controlado. Os resultados foram publicados na revista científica Nature Chemical Biology.

Além disso, descobriram que o composto tem a capacidade de bloquear apenas o que causa o problema, ou seja, não «mata» as outras espécies de bactérias intestinais ou da pele que são benéficas para a saúde.

Levando isso em consideração, os cientistas sugerem que esse método pode ser utilizado para criar antibióticos que ajudem a combater outros patógenos resistentes a medicamentos.

Aliás, segundo os pesquisadores, se mais antibióticos funcionassem dessa forma, seria mais fácil evitar que as bactérias se tornassem resistentes em primeiro lugar.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias