Conectate con nosotros

Nacionales

Inteligência artificial pode dificultar identificação de golpes, alerta cofundador da Apple

Publicado

en

Em entrevista a Zoe Kleinman, editora de tecnologia da BBC, ele falou sobre os benefícios da inteligência artificial e suas preocupações.

«A inteligência artificial é tão inteligente que está aberta às pessoas mal-intencionadas, aquelas que querem te enganar sobre quem elas são», advertiu.

O termo inteligência artificial abrange sistemas de computador capazes de realizar tarefas que normalmente precisariam de inteligência humana. Isso inclui chatbots capazes de entender perguntas e responder de forma semelhante aos humanos e sistemas capazes de reconhecer objetos em imagens.

Wozniak não acredita que a inteligência artificial vai substituir as pessoas porque carece de emoção, mas alertou que, na sua opinião, vai tornar pessoas mal-intencionadas ainda mais convincentes, porque programas como o ChatGPT podem criar textos que «soam muito inteligentes»

‘Um ser humano realmente tem que assumir a responsabilidade’

Ele acredita que a responsabilidade por qualquer coisa gerada por inteligência artificial e depois divulgada ao público deve ser de quem a publica:

«Um ser humano realmente tem que assumir a responsabilidade pelo que é gerado por inteligência artificial.»

Ele quer que a regulamentação responsabilize as grandes empresas de tecnologia que «sentem que podem se safar de qualquer coisa».

Mas ele mostrou certo ceticismo sobre a expectativa de que os reguladores fariam isso acontecer: «Acho que as forças que buscam dinheiro geralmente vencem, o que é meio triste».

‘Não podemos parar a tecnologia’

Wozniak foi um pioneiro da computação e diz que oportunidades perdidas no nascimento da internet servem de lição para os arquitetos da inteligência artificial de hoje. Ele acredita que «não podemos parar a tecnologia», mas podemos preparar as pessoas para que sejam mais capacitadas a identificar fraudes e tentativas maliciosas de obter informações pessoais.

O atual chefe da Apple, Tim Cook, disse aos investidores na semana passada que era importante ser «consciente e cuidadoso» em como abordar a inteligência artificial.

«Vemos a inteligência artificial como algo enorme e continuaremos a inseri-la em nossos produtos de maneira muito cuidadosa.»

O cofundador da Apple, Steve Jobs, fotografado com o CEO da Apple, John Sculley, e Steve Wozniak, em San Francisco, 1984
Legenda da foto,Steve Jobs, John Sculley e Steve Wozniak em um evento da Apple em 1984
Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias