Conectate con nosotros

Nacionales

Afinal, por que não consigo emagrecer? Quatro motivos mais comuns

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Antes de jogar a balança fora, entenda que é normal e por vezes é mesmo difícil perder aqueles quilinhos a mais – mesmo quando treina. Saiba o que pode estar acontecendo.

De acordo com a revista Women’s Health, se não consegue emagrecer o motivo pode simplesmente estar acontecendo porque você ainda não encontrou o equilíbrio correto entre o tipo de alimentação que ingere e a quantidade de exercício físico que pratica.

“Treino e nutrição não são ciências exatas”, explica o personal trainer Josh Elsesser, dono da Invictus Fitness Solutions, no sul da Califórnia, e da COACHD, uma empresa on-line de treino em saúde e fitness.

“O treino que pratica e como se alimenta afetam o seu metabolismo, a maneira como o corpo acumula gordura e a produção de hormônios como cortisol, insulina e hormônios sexuais, que são essenciais para o sucesso quando está tentando atingir o peso ideal”, diz.

Veja as quatro razões mais comuns por que não consegue emagrecer segundo Josh Elsesser:

1. Está retendo líquidos

Corridas intensas e/ou sessões de treino de musculação exercem pressão sobre as fibras musculares, provocando pequenos traumas que por sua vez causam inflamação, parte necessária do processo de cicatrização e reparo. O que ocorre é que o corpo responde a este processo retendo líquidos. Não é permanente, explica Elsesser, e ocorre sobretudo entre os indivíduos que começaram a praticar exercício físico recentemente, porém pode ser persistente até que o organismo se adapte ao tipo e intensidade de exercício que está praticando. Respeite os dias de descanso para que o corpo consiga recuperar.

2. Os músculos estão acumulando energia

É comum ganhar alguns quilos quando começa a aumentar a frequência e nível do treino, como por exemplo se começar a treinar para correr uma maratona. Os músculos respondem ao esforço mais intenso que está sendo realizado armazenando mais glicogênio, que opera juntando água às células musculares para mantê-lo abastecido. Tal fato pode provocar o aumento de dois a três quilos, explica o especialista.

Todavia, na medida que for se adaptando irá necessitar de cada vez menos glicogênio para realizar a mesma quantidade de esforço.

3. Ganhou músculos

A verdade é que a massa muscular pesa mais do que o tecido adiposo ou gordura e por isso apesar de ter uma aparência mais delgada e estar mais saudável tal pode não se refletir nos ponteiros da balança. Neste caso, sim tem licença total para ignorar a balança!

4. Não está comendo o suficiente

Está lendo bem. “Pode se exercitar mais e comer mais, ou se exercitar menos e se alimentar menos, mas não pode exercitar mais e se alimentar menos. Simplesmente não funciona”, explica Elsesser à Women’s Health.

Todavia, é óbvio que deve comer sempre com moderação. O especialista alerta que comer em excesso, principalmente alimentos processados e sem nutrientes nunca é em caso algum um ideia viável. Contudo, é necessário combinar adequadamente o aumento do treino com o aumento adequado do combustível, para que possa recuperar e atingir os seus objetivos.

A recomendação é consultar um nutricionista que trace um plano alimentar personalizado.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias