Conectate con nosotros

Locales

Nova fase da Operação Ágata tem início em MS

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

O Comando Militar do Oeste desencadeou nesta segunda-feira, dia 3 de junho, a Operação Ágata de Aço II 2019. A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), em Dourados, atuará na operação com um efetivo de aproximadamente 785 militares, com o objetivo de coibir os principais crimes transfronteiriços, como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, dentre outros.

Neste ano, a Operação Ágata de Aço II visa intensificar a presença do Exército Brasileiro na faixa da Fronteira Oeste, na área de responsabilidade da 4ª Bda C Mec, no intuito de ampliar a eficácia das Operações Interagências, corroborando com o aumento da dissuasão e inibição das ações criminosas internacionais.

A 4ª Bda C Mec conduzirá operações militares em conjunto com as demais Forças e Órgãos de Segurança Pública e Agências Federais, Estaduais e Municipais.
Como nas operações que aconteceram em 2018 e no início de 2019, este ano a Operação Ágata também tem como premissa a valorização do princípio da surpresa, com o aumento do número de operações, sendo elas mais curtas e pontuais.

Outro ponto a ser destacado é a intensificação das operações de inteligência, aproveitando as potencialidades do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), aliado a execução de ações preventivas e repressivas de combate aos ilícitos transfronteiriços e incremento de meios e recursos com maior tecnologia agregada.

A operação iniciada não tem prazo definido para seu término e conta com a participação de tropas do Exército Brasileiro, atuando em coordenação com os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização, como o Departamento de Polícia Federal, Departamento da Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Receita Federal do Brasil e Polícias Civil e Militar desses estados.

Mais de 2,6 mil militares e civis das esferas Federal, Estadual e Municipal estão empenhados em fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias