Conectate con nosotros

Internacionales

Sabe quantas vezes pode reutilizar o óleo para fritar?

Publicado

en

Os autores do estudo  utilizaram inteligência artificial e descobriam que o óleo de girassol refinado pode ser reutilizado 20 vezes.

Se for bem conservado, o óleo usado para fritar alimentos pode ser reutilizado 20 vezes ou mais. É o que revela uma nova investigação da Universidade de Jaén, em Espanha.

Os autores do estudo  utilizaram inteligência artificial e descobriam que o óleo de girassol refinado pode ser reutilizado 20 vezes. Já o azeite de Oliva extra virgem pode durar até duas vezes mais. 

Os cientistas analisaram variáveis que influenciam a qualidade do óleo de cozinha, como a acidez, peróxidos e polifenóis do produto, o alimento sendo frito e o próprio processo, como o tempo, quantidade e temperatura. Depois, utilizaram técnicas de inteligência artificial para prever a vida útil do óleo, de acordo com as condições de conservação e as características da embalagem.

O terceiro passo consistiu na análise das orientações de utilização de cada um dos óleos estudados. Os cientistas também determinaram a importância das variáveis que influenciam a qualidade do produto em diferentes condições de uso e armazenamento.

A pesquisa vai continuar até outubro de 2024, mas os investigadores já definiram um modelo padrão que está sendo verificado. Porém, apesar dos resultados, a estimativa geralmente é reduzida por peritos da cozinha que trabalham com azeite. Estes afirmam que o óleo pode ser utilizado até quatro ou cinco vezes para fritar, desde que os resíduos tenham sido retirados após cada utilização e não tenha queimado, adquirindo uma cor escura.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias