Conectate con nosotros

Internacionales

Comida do fim do mundo: com medo de catástrofes, americanos estocam refeições com validade de até 30 anos; veja como são

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

As comidas de emergência já fazem parte da vida dos norte-americanos há décadas. Mas agora, a comida do fim do mundo virou trend nas redes sociais.

Por Daniela Scalabrini, g1

As chamadas comidas de emergência já fazem parte da vida dos norte-americanos há décadas. É comum que as pessoas estoquem água e alimentos para casos de desastres naturais e outras catástrofes em que precisem ficar isolados por um longo período. Mas, agora, o conceito viralizou e virou trend nas redes sociais com o nome de «comidas do fim do mundo». Nos vídeos mais populares, tiktokers mostram como são as refeições e experimentam os pratos, reagindo ao sabor e textura dos alimentos.

🤔O que são comidas do fim do mundo? Alimentos, geralmente em pó e vendidos dentro de baldes, que supostamente duram mais de 30 anos sem alteração no sabor ou na qualidade. Os produtos são vendidos pela internet, mas também são fáceis de encontrar em prateleiras de supermercados americanos. São vendidos normalmente na sessão de camping, com preços chegando até aos US$ 100 (cerca de R$ 500), dependendo da quantidade de refeições em cada balde.

'Comida do fim do mundo' — Foto: Reprodução / TikTok

‘Comida do fim do mundo’ — Foto: Reprodução / TikTok

🍽️ Como funciona

A variedade dos kits à venda é grande. Dentro dos baldes, podem vir diversos tipos de refeições, para café da manhã, almoço e jantar. Até drinks e sobremesas estão no cardápio. Também existem as versões unitárias, com pratos como strogonoff, lasanha e macarrão. Tem até opção sem glúten, vegetariana, com menos açúcar e menos sódio.

A maioria dessas comidas estão desidratadas ou até mesmo em pó. Para fazer os pratos, a indicação é colocar apenas um pouco de água, sem necessidade de aquecer ou de usar energia elétrica. A brasileira Gabriela Pereira mora na Califórnia há nove anos e já aderiu à cultura das comidas de fim do mundo.

Ela contou ao g1 que viu várias pessoas postando nas redes sociais que estavam comprando esse tipo de comida e resolveu comprar também, além de compartilhar a realidade dela para os seguidores do Brasil.

«O americano tem esse ‘instinto de sobrevivência’ de guardar comida. Quando há boato de qualquer coisa, eles saem comprando tudo”, conta.

Hoje, ela e o marido têm 6 meses de comida estocada, considerando uma dieta de 2 mil calorias por dia para cada um. Eles pagaram U$ 2,5 mil pelos baldes de refeições.

A brasileira Gabriela Pereira mora na Califórnia e tem comida estocada — Foto: Reprodução/ Redes sociais

A brasileira Gabriela Pereira mora na Califórnia e tem comida estocada — Foto: Reprodução/ Redes sociais

Além das comidas de emergência e muitas garrafas de água, a brasileira e o marido estocam pasta de dente, kit de primeiros socorros, itens de defesa pessoal, como colete à prova de balas e até munição. Tudo fica guardado em um quarto, que é usado como depósito, mas Gabriela conta que tem vontade de ter uma casa com um bunker.

«Pra mim no início era uma loucura. Por eu ser do Brasil pensava ‘onde fui me meter?’. Por mais que eu ache que eu deva ter essa comida, pra mim ainda é um choque de realidade. Não é normal pra mim. Apesar de morar aqui, conviver com americanos que fazem isso, não deixa de ser algo que me choca”, diz.

🍝O que dizem os especialistas

A nutricionista Greice Arraes conversou com o g1 sobre o consumo desse tipo de comida no dia a dia e reforça que a melhor forma de preservar as vitaminas e minerais dos alimentos é consumindo eles in natura, ou com o mínimo de cozimento para preservar suas características.

«Comidas desidratadas ou que passaram por algum processo industrial dificilmente terão os mesmos micronutrientes. Além do mais, analisando as listas de ingredientes das “comidas do fim do mundo” percebemos que a grande maioria é pobre em fibras, pobre em proteínas e ricas em açúcar e corantes. Portanto, vamos deixá-las para um caso de necessidade e não consumi-las no dia a dia.»

Tem no Brasil🤔?

Por aqui, esse tipo de kit ainda não é vendido nos supermercados. Pela internet, também há dificuldade de encontrar a ‘comida do fim do mundo’, como as dos Estados Unidos. Existem algumas opções voltadas para quem gosta de aventura e necessita de bagagens otimizadas para evitar pesos excessivos, com porções de comidas liofilizadas (desidratadas).

Por outro lado, já existem publicações nas redes sociais de brasileiros que ensinam a estocar comida de outra forma, como em garrafas pet, por exemplo.

Brasileiros também estão estocando comida para situações de emergência — Foto: Reprodução / TikTok

Brasileiros também estão estocando comida para situações de emergência — Foto: Reprodução / TikTok

Alguns falam em profecias do fim do mundo, outros dizem que estocam por prevenção a algum momento de mais vulnerabilidade, como falta de trabalho, por exemplo. Escassez, aumento dos preços ou até uma nova pandemia também são citados nos vídeos. Essas pessoas ensinam como manter a comida com validade por supostamente 10 anos. Alimentos como arroz, macarrão, leite em pó, açúcar, sal e enlatados são os mais citados.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias