Conectate con nosotros

Internacionales

Colesterol muito baixo pode aumentar risco de AVC em mulheres

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Estudo da Universidade Harvard mostra que aquelas com níveis inferiores a 70 mg/dl de LDL, o colesterol «ruim», têm o dobro de chance do problema 

Índices muito baixos de LDL, o colesterol “ruim”, e de triglicérides, a principal gordura adquirida pela alimentação, estão associados a um aumento de risco de AVC hemorrágico em mulheres. Isso foi o que mostrou um estudo da Universidade Harvard publicado nesta quarta-feira (10) no periódico da American Academy of Neurology.

Mais de 27 mil mulheres foram acompanhadas durante 19 anos. Os pesquisadores controlaram dados de hipertensão, tabagismo, atividade física e índice de massa corporal. Ao longo desse período, 137 delas sofreram derrame hemorrágico – sangramento cerebral causado pelo rompimento de uma artéria.

Aquelas com níveis de LDL menores que 70 mg/dl apresentaram o dobro de risco de ter o problema do que as com leituras entre 100 mg/dl e 129 mg/dl – índices menores que 100 mg/dl são considerados normais, segundo o estudo.

Já mulheres com índice de triglicérides abaixo de 75 mg/dl também apresentaram o dobro de chance de um AVC hemorrágico em comparação àquelas com níveis acima de 156 mg/dl. Triglicérides abaixo de 150 mg/dl é considerado saudável.

Não houve associação de AVC com o HDL, o colesterol “bom”, ou o colesterol total.

Colesterol tem papel importante no corpo

Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo corpo. Ele tem um papel importante no organismo, pois forma a parede das células, é matéria-prima para hormônios sexuais, participa da formação da vitamina D, faz parte da capa dos neurônios e colabora na digestão.

O LDL, sigla de lipoproteínas de baixa densidade, o colesterol “ruim”, carrega o colesterol do fígado para o resto do corpo, mas costuma deixar parte dessa carga nos vasos sanguíneos, favorecendo a formação de placas.

O HDL, lipoproteínas de alta densidade, o “bom”, por sua vez, faz o trabalho contrário, recolhendo a gordura acumulada nas artérias.

Já os triglicérides não são colesterol, mas, assim como o LDL e o HDL, são gordura. A diferença é que o colesterol é sintetizado pelo corpo – apenas 30% é adquirido por dieta – enquanto os triglicérides provêm da alimentação, além de serem uma forma de armazenamento energético do corpo. R7

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias