Conectate con nosotros

Internacionales

Carros da Volkswagen terão vida útil de 15 anos, diz executivo

Publicado

en

A Cariad, divisão de software do Grupo Volkswagen, estabeleceu uma vida útil de 15 anos para os sistemas operacionais digitais presentes nos carros da marca. Quem afirmou isso foi Dirk Hilgenberg, CEO da empresa, durante uma entrevista. Assim, fica claro que a multinacional está acelerando o ciclo de obsolescência programada da gama de produtos, algo que vem ocorrendo também em outros setores.

Vale lembrar que ao Grupo Volkswagen está migrando para o sistema Android Automotive OS, que será adotado nos carros de todas as marcas do conglomerado. Essa plataforma já é utilizada por outras empresas, entre as quais Volvo e GM. Além disso, outras multinacionais, como Ford, Honda e Stellantis também já anunciaram que vão adotá-lo.

O sistema operacional pode parecer algo secundário quando o assunto é automóvel. Porém, atualmente, as plataformas digitais já têm papel importantíssimo, e a tendência é que elas se tornem cada vez mais essenciais. E também mais caros, já que a incorporação de tecnologia traz impactos aos preços dos produtos.

PUBLICIDADE

Um aspecto vital para os softwares, como os dos telefone celular, é o tempo durante o qual eles terão suporte e atualizações. Sem esses serviços, eles não apenas deixam de funcionar corretamente, como também ficam mais vulneráveis a ataques cibernéticos.

Prazo de 15 anos para os carros Volkswagen pode variar

Hilgenberg, porém, a entender que esse prazo de 15 anos não é preciso: pode ser até menor, de aproximadamente 10 anos, ou também maior, já que existe a possibilidade de que existam acordos com empresas de tecnologias, de modo a atender os proprietários de carros Volkswagen por mais tempo. Isso vale, em especial, para as marcas premium do grupo, como Porsche, Lamborghini e Bugatti.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias