Conectate con nosotros

Internacionales

BRASIL.Governo inicia segunda etapa de vacinação contra aftosa

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Governo inicia segunda etapa de vacinação contra aftosa
A meta é vacinar cerca de oito milhões de bovinos e bubalinos
Começou ontem (1º) a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. A a previsão oficial é vacinar cerca de oito milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, nas regiões do planalto e de fronteira e na do Pantanal, para os produtores que optaram pela vacinação somente em novembro.

O programa de vacinação é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Segundo o govenro do Estado, as vacinas devem ser adquiridas e aplicadas entre os dias 1º e 30 de novembro nas regiões de Fronteira e do Planalto e o registro deve ser realizado até 15 de dezembro. Já na região do Pantanal, as vacinas devem ser aplicadas até 15 de dezembro e o registro até dia 30 de dezembro.

Nas três regiões, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor no site da Iagro, ou em casos específicos, e a critério da Iagro, em seus escritórios locais.

O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, observa que nas três regiões, os animais destinados ao abate poderão transitar sem a vacinação da etapa vigente até o registro da CT-13 da propriedade, após este prazo todos deverão estar vacinados.

Mato Grosso do Sul, que tem se mantido entre os três estados com melhor percentual de cobertura vacinal do País, e produtores e o governo trabalham no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) que prevê a retirada definitiva da vacinação até 2023.

O programa está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa), em prol também da erradicação da doença na América do Sul.

Fonte: Correio do Estado

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias