Conectate con nosotros

Notas

(VIDEOS) O que levou Damião Soares a atear fogo nas crianças?

Publicado

en

saltodelguairaaldia.com Portal de Noticias de Salto del Guairá

Damião Soares cometeu um dos crimes mais bárbaros dos últimos anos
«Ele fechou as portas da creche, ofereceu ‘sorvete de gasolina’ e abraçou as crianças». Investigação aponta que Damião Soares era ‘obcecado por crianças’. Polícia encontrou cartas e galões de álcool em sua casa e disse que ele cometeu o crime em uma data simbólica

Damião Soares dos Santos, de 50 anos, disse a familiares que «essa semana iria morrer». A informação é do delegado Bruno Fernandes Barbosa, responsável pelo caso.

O delegado diz ainda que uma perícia constatou que o vigia trancou as portas da creche antes de incendiar o local. Ele jogou álcool nas crianças e nele mesmo e, em seguida, colocou fogo. Cinco crianças de 4 anos morreram.

«Ele alegava que a mãe dele estava envenenando a água, e que isso estava trazendo problemas», disse Bruno, afirmando que Damião apresentava ‘sinais de loucura’ há alguns anos.

As postagens mais recentes dele no Facebook tratam justamente de envenenamento — por restaurantes e padarias.

Ainda segundo informações dadas pela família à polícia, Damião estava sem trabalhar há oito dias e estava desaparecido – por isso, a diretora da creche pediu que ele levasse o atestado médico ao trabalho.

«A diretora pediu que ele levasse o atestado, e ele disse que não precisava se preocupar com ele, porque ele era um sujeito sozinho. Porém, ele chegou na creche, de mochila, nem tirou o capacete, fechou as portas e já ateou fogo em uma funcionária que estava na cozinha», conta o delegado.

A perícia indica que ele fechou três salas da creche, onde havia entre 55 e 60 pessoas, segundo o delegado Bruno. O homem teria ainda segurado as crianças, impedindo que elas saíssem.

A professora Heley tentou conter a ação de Damião e chegou a lutar com ele. Ela também morreu na tragédia.

Motivações do crime

«Tenho plena convicção de que o crime foi premeditado, ele escolheu a data de dia 5 de outubro porque o pai dele morreu no dia 5 de outubro, há três anos», disse o delegado.

Na casa de Damião, a polícia encontrou cartas escritas por ele, nas quais dizia ter predileção e afeto por crianças. Também foram achados galões de combustível. «Encontramos seis ou sete galões de cinco litros com álcool», disse o delegado.

«Na casa, encontramos redações feitas por ele, falando do Estatuto da Criança e do Adolescente, textos aleatórios sobre infância e um CD com fotos de crianças brincando, tomando sorvete.»

«Apesar de não morar com família, e ter escolhido viver isoladamente, Damião se reaproximou da mãe nos últimos dias, dormiu com ela, e disse à uma sobrinha que iria dar um presente para a família, que iria morrer», contou Barbosa.

«Conseguimos um relatório do Caps [Centro de Apoio Psicossocial] indicando que ele estava em tratamento psiquiátrico desde 2014», completou o delegado.

Sobreviventes

Como era funcionário da creche, Damião tinha a afeição das crianças. De mochila, ele disse que havia trazido sorvete para comemorar o Dia da Criança. Mas no pote que ele exibiu, havia produto inflamável.

«Meu filho falou que o homem ofereceu para ele sorvete e quando ele correu para pegar, ele jogou gasolina e fogo», contou ao jornal O Tempo Edivaldo Samuel, pai de um menino atingido pelo vigia. Quando acendeu o isqueiro, Damião começou a abraçar meninos e meninas.

Andrea Rodrigues conta que o filho está na creche há seis meses. Kaio Phierre dos Santos, de 2 anos e 11 meses, estava na sala do maternal e sobreviveu ao ataque do vigia.

Ela conta que chegou no local e viu o filho sentado no chão, chorando. «Ele me abraçou e disse ‘desculpa mãe, desculpa mãe, o homem correu atrás de nós cheio de fogo’.»

Herói

Um vigilante foi uma das primeiras pessoas a chegar na creche onde ocorreu a tragédia. Ele relata que, depois de quebrar uma grade, conseguiu salvar 15 crianças do incêndio que atingiu o local.

«Deus que me deu força no momento e me mandou salvar e salvei. Mas tive que quebrar uma grade, e ainda vi 4 crianças morrendo lá dentro sem eu poder socorrer», relatou o vigilante à TV Bandeirantes.

«O que eu pude, eu fiz. Tirei umas queimadas ainda, mas está tudo em vida. Tirei quatro já mortos, não teve jeito de salvar», lamentou.

Vítimas

Segundo o Instituto Médico-Legal da cidade, morreram no ataque:

Ana Clara Ferreira Silva, 4 anos

Luiz Davi Carlos Rodrigues, 4 anos

Juan Pablo Cruz dos Santos, 4 anos

Juan Miguel Soares Silva, 4 anos

Renan Nicolas Santos, 4 anos

Heley Abreu Batista, professora, 43 anos

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias